OUR PURPOSE

Founder's Letter, 2022

“O ano era 2012. Decidimos abrir mão de nossas carreiras nas tradicionais agências de publicidade do mercado para desenhar um método que pudesse fazer a conexão de uma marca aos seus valores e essência. Não tínhamos dúvidas que o método seria a base de tudo para a fundação da School/SS99.

 

Estávamos vivendo o ímpeto dos 30 anos, e a necessidade de conectarmos a nossa própria essência a um modelo de trabalho que acreditávamos, veio como um furacão em nossas vidas e foi fundamental para o desenvolvimento desse processo.

 

Em Nova York, nos debruçamos em mapas e mais mapas para desenhar uma metodologia que pudesse transformar marcas em pessoas e, como consequência, ter seu próprio lifestyle.

 

Como eternos estudantes de moda entendemos que deveríamos ancorar o nosso método buscando a essência de uma marca a partir de seus fundadores e, aí sim, através de um estudo de pesquisa de tendências e comportamento, encontraríamos a atitude e o posicionamento a ser adotado em absolutamente todos os pontos de contato.

 

Começava a ficar muito claro para a gente de que um presente relevante se faz quando passado e futuro co-existem. E o mesmo deveria acontecer com as marcas. Ou seja, não haverá uma ideia de transgressão sem que haja juntamente, uma tradição. E essa constatação foi determinante para o desenvolvimento da metodologia.

 

Entendendo essências, e construindo mapas de futuro para tantas verdades diferentes, nos fez entender também que cada marca tem o seu modo particular de se comunicar, e ela dever expressar esse seu “modo de ser" de todas as formas possíveis, seja no modo de agir, de falar, de pensar, de vestir. Tudo deve estar conectado, se transformando em único lifestyle. Só assim, ela será capaz de se comunicar de maneira verdadeira com o seu consumidor.

 

A inspiração para o nome do nosso escritório não poderia vir de outro universo, senão, da moda. Fomos inspirados pelo desfile Spring Summer de 1999 do estilista inglês Alexander McQueen. Este desfile foi muito marcante, pois ele usa uma mídia tradicional, a passarela, para, mais do que comunicar, mas dividir o seu sentimento, no caso, a industrialização da arte.

 

“School”, obviamente, vem de escola. Ninguém se forma um comunicador, é preciso estudar todos os dias. Acreditamos que a cada cliente que conhecemos, pelo menos um aprendizado será acumulado.

 

Um dos principais aprendizados que tivemos do legado do Alexander McQueen, se resume em uma de suas citações: ‘É preciso conhecer as regras para depois quebrá-las. É para isso que estou aqui: para demolir as regras, mas manter a tradição.’ Essa foi a frase que nos inspirou e inspira até hoje. Mesmo 10 anos depois de fundarmos a School/SS99, ela nos serve como um guia, para levarmos as nossas vidas profissionais e pessoais sempre em diante.

São Paulo, New York. 2012 - 2022