Tailoring Brands

New Style Leaders

2013 - 2016

Marcas são pessoas. E como qualquer um de nós, que de tempos em tempos precisamos ajustar nosso guarda-roupa, atualizar a maneira como pensamos e transmitimos nossos valores, também as marcas precisam se aprimorar periodicamente. Quando chega esse momento, muitas empresas procuram agências de publicidade, agências de branding, ou escritórios de arquitetura para ajudar nessa repaginação. O que a maioria, entretanto, não percebe é que a solução para essa necessidade não está do lado de fora, mas do lado de dentro, na própria história da empresa.

Por não existir nenhum serviço semelhante, os dois não usam rótulos. “Já nos definiram como agência de branding, consultores de marca, consultores de design. A verdade é que não somos nada disso. Temos uma metodologia muito bem desenhada, e que não se encaixa em nenhum desses rótulos”, diz Victor. 

Quando pensamos em registrar nossos projetos em um website, sempre relutamos bastante, afinal como colocar em alguns slides um material com mais de 8 horas de apresentação e quase 3 meses de pesquisa e de imersão? Mas encontramos uma narrativa que pudesse de uma maneira geral abranger toda essa complexidade em alguns capítulos que dividimos da seguinte forma:

Branding with Style

Projetos de Branding, VBB, VBI (Guaraná, Brahma e Skol) para Ambev

Branding the Skylines

Projetos de Prédios para Vitacon e Camargo Corrêa

Branding Peoples

Branding Personality para pessoas desenvolvido para Marina Lima e Fernanda Tavares

Branding Homes

Projetos de Design de Interiores e Arquitetura

No total, em quase 10 anos foram mais de 100 projetos desenvolvidos para os mais diferentes clientes. Como a nossa metodologia não é fixa, é possível ver que ao longo dos anos acabamos usando o Branding em diferentes superfícies e necessidades, sempre de acordo com cada cliente.

Cada projeto é único. Cada desafio nos levou a explorar ao máximo o Branding e assim, conseguimos entender como montar um ecossistema que proteja a essência da marca e que seja ela a responsável por direcionar o trabalho de estilo e tendências.

 

Branding, VBB & VBI

Experimenting the Experience

Como a School SS99 apresenta seus projetos

Em todos os nossos projetos prezamos muito com a experiência no qual a gente deveria transmitir todo o conteúdo no qual a gente tinha passado e estudado. De viagens aos produtores locais, passando por entrevistas aos consumidores, aos produtos que competem no mesma categoria. Tudo isso era apresentado em um formato de imersão para o time de marketing da Ambev e da própria agência de comunicação. 

​"O objetivo era fazer com que os nossos clientes sentissem a mesma atmosfera que a gente sentiu fazendo a pesquisa. Materializar a eles seja na música, nos produtos, no lifestyle ajudaria muito não apenas a compreensão mas sim a sua implementação"

Mas essa era apenas o "Grand Finale" para algumas marcas ou o grande recomeço para outras. O que importava realmente para a dupla era a de conseguir em um curto espaço de tempo passar todo o conhecimento adquirido aos times e stakeholders.

A apresentação em forma de experiência faz todos os sentidos serem descobertos. E isso ajuda na captura da mensagem. Já fizemos eventos para 100 pessoas a 10 pessoas, o tamanho independe pois nesse caso a experiência é a peça chave para a total compreensão.

O que está por trás de painéis de Leds, iluminação, produtos espalhados, trilha sonora, design de interiores são no fundo os quase 3 meses que leva em média um tipo de projeto desse tamanho. Isso apenas para a concepção, mas com certeza é um enorme atalho para a execução, pois é um guide completo de como a marca pode e deve se manifestar nos mais diversos pontos de contato.

O processo é bem detalhado, mas tentamos deixar claro as etapas que percorremos nos próximos capítulos abaixo.

Branding, VBB & VBI

Branding for Products

Os desafios, tanto de grandes quanto de pequenas empresas, está no processo de criação ou de atualização constante de sua identidade e linguagem visual. Como o produto pode ter destaque para o consumidor, seja no ponto de venda ou seja na televisão ou nas redes sociais? Muitas empresas acabavam nos procurando com o objetivo de fazer uma nova identidade ou um re-branding de seus produtos. O que eles encontravam na School porém, era um conceito diferente aplicada a uma metodologia de como atualizar suas marcas, produtos e serviços deixando-as desejadas, cool e atualizadas ao contexto atual.

Acho que o que mais chamava a atenção do mercado na nossa metodologia era essa promessa visual de trazer sempre algo relacionado às tendências dos consumidores, expressadas em seus códigos visuais em todos os pontos de contato.

Acreditar que um design permeia todos os canais e todos devem conversar em sintonia no mesmo universo de estilo, do rótulo, ao figurino do filme, ao material e a experiência do ponto de venda é acreditar na construção de uma marca através de seu produto.

Trazer expressão visual, e não apenas um código visual despertou em boa parte do mercado um interesse pela metodologia que estávamos desenvolvendo e isso nos trouxe grandes clientes e com eles grandes aprendizados e amadurecemos muito nosso processo de acordo com cada desafio.

Visuals Identity for Ambev: Guaraná, Skol and Brahma

Intro

A ambev é detentora das maiores marcas de consumo de bebidas no Brasil. De categorias de refrigerantes a cerveja, possui distribuição em todo território nacional e internacional. A School SS99 iniciou seu trabalho com a marca mais icônica da companhia, a marca da cerveja Skol em meados de 2015 e a partir de então, passou a cuidar das demais marcas como Guaraná Antarctica e a cerveja Brahma/

Conceito e Metodologia

Um dos principais pontos que nos uniu ao time de Marketing da Ambev foi a compreensão da nossa metodologia. Entender que todos os pontos convergem para a construção de uma mesma unidade visual e assim, cria-se seu lifestyle que ajuda também no alinhamento de desenvolvimento de inovação e novos produtos foi o ponto de partida.

 

A forma de se comunicar uma marca tem muitas variáveis de acordo com a história de cada uma. Você pode ter marcas que forte presença em mídia e patrocínios que praticamente conversam sozinhas na lembrança do consumidor, ou marcas lendárias que são muito tradicionais e que há anos vem inovando em sabores e diferenciações. Mas existe no mundo de hoje um "atalho" que são marcas muitas vezes novas e que se adaptaram muito bem às novas midias trabalhando um conceito de lifestyle branding. 

Assim como existem marcas tradicionais no mundo da moda, existem marcas jovens e cheia de atitude que chamam a atenção dos consumidores pelo tom contemporâneo na sua linguagem e que até emprestam desse seu lado "cool" para marcas tradicionais formando as tradicionais co-brands ou parcerias.

No caso da Ambev, escolhemos pelo caminho de se fazer algo diferente e construir um lifestyle, mesmo em produtos de grande awareness e legado. Acredito que o alinhamento entre a forma de se fazer o design foi o que nos uniu nas principais marcas da companhia em nossos projetos.

Algumas marcas novas de bebidas nascem com esse modelo de pensar em lifestyle automaticamente, outros nem tanto. Mas a indústria da moda de alguma forma está sempre trabalhando muito bem novos conceitos nos seus produtos

Lifestyle Brands

O Processo

Essência

Qualquer processo de transgressão, envolve conhecer a sua tradição. Assim, todos os projetos desenvolvidos para buscar as novas identidades visuais passaram pelo mesmo processo da nossa metodologia. Buscar e respeitar a essência de cada marca e sua origem.

No caso de Guaraná, tivemos que ir até a Fazenda Santa Helena, entender a relação da Ambev com os produtores locais e como é feito o Guaraná tão original do Brasil. Já no caso de marcas que não são nacionais, como é o caso da Skol, fizemos uma vasta busca para entender quais seriam os pilares fundamentais de uma marca européia que nasceu para exportação com a lembrança de uma marca brasileira que desce redondo. E no caso de Brahma, entender como a fusão das maiores cervejarias tiveram os imigrantes como um dos seus maiores fundamentos.

Expressão Gráfica

Apenas após conhecermos a ancestralidade e a tradição de cada marca ou produto, conseguimos entender o que estava por trás de cada código visual e representação gráfica que, ao longo dos anos, foram sofrendo alterações e em muitos casos sobrepondo e até mesmo esquecendo essas origens.

Target

O que é desejo para um consumidor? A resposta pode ser: o que é desejo para você? Para nós, o desejo permeia todas as camadas e extratos sociais. Não existe limites para sonhar aquilo que não temos. E para os consumidores sempre foi olhar e compreender quem eles são hoje, divididos por clusters, tribos, nichos, etc... mas não apenas olhar para seu comportamento mas sim, compreender o seu estilo de vida. E estilo se refere a padrões musicais, artistas, literatura e tudo o que estiver relacionado a esse universo. 

Cada produto tem seu perfil, afinal estamos falando de nichos. É importante até para compararmos como cada produto e marca tem um perfil diferente. Saímos da praia grande, passamos por Itaquera e chegamos até Venice na California nesse mapeamento para Guaraná. Já para a Skol, fomos direto para o Brookyn em Nova York enquanto para a Brahma, era o centro e a história da imigração que nos aproximava mais dos consumidores.

Pesquisa de Tendências & Drivers de Comunicação

O trabalho de pesquisa de tendência muitas vezes fica limitado e restrito às questões imagéticas e visuais. Mas esse trabalho é entender movimentos, discursos e fazer com que cada marca produto ou serviço, tenha seus drivers de comunicação atualizado.

Compreender como e porque cada estética deve ser preservada, seguida e direcionada para um Designer ou qualquer pessoa que está envolvida com artes visuais é um enorme processo construtivo. Deixamos nossos gostos pessoais de lado para construir e em muitos casos, aprofundarmos e aprendermos outras estéticas e outros códigos que vão compor aquele determinado universo.

Já para comunicação, evoluir os drivers foram pontos muito significativos nesses projetos. Afinal, o que significava bem estar antes da pandemia? Em questões de meses esse conceito precisa ser revisitado e esse trabalho é fundamental para que cada marca tenha os seus drivers não apenas atualizados, mas aprofundados. O papel de uma marca é educar e através de seus conteúdos direcionados, seja visual ou narrativa, é importante para a construção de todo o Lifestyle.

 

 

Um rótulo precisa contar toda uma história, seu legado, sua origem, qualidade do produto, nome, mas sozinho ele não suporta um lifestyle. É preciso que outros pontos também conversem da mesma maneira. Acredito que foi esse o grande diferencial que nos aproximou das principais marcas da Ambev. A forma diferente de ver e aplicar o design partindo da construção de um lifestyle completo.

Vestir a marca literalmente em todos os pontos de contato. Como um mesmo partido pode ser um rótulo, um logotipo, uma arquitetura, uma experiência, uma direção de arte, um guia para co-brands? O Design precisa comunicar e não apenas expressar. A partir desse ponto de vista, construímos toda a narrativa visual de cada projeto.

Design

Maiores Desafios

Um rótulo precisa contar toda uma história, seu legado, sua origem, qualidade do produto, nome, mas sozinho ele não suporta um lifestyle. É preciso que outros pontos também conversem da mesma maneira. Acredito que foi esse o grande diferencial que nos aproximou das principais marcas da Ambev. A forma diferente de ver e aplicar o design partindo da construção de um lifestyle completo.

Quotes Fernando Bayeaux

Branding for Small Business

Architecture & Product Development

Projetos para LOUIE, Guerreiro, (?)

The Born of Gate 1

Architecture & Product Development

Branding for Houses

Projetos para produtos de Camargo Corrêa e Vitacon

Design está presente em todos os lugares. Da hora em que levantamos, estamos frente a frente com todos os tipos de design: do pattern e do corte do seu pijama, da cor da escova de dente, da marca das lentes de contato à embalagem do shampoo e a marca do café que você senta ao abrir o design da sua geladeira. 

Mas não para por aí. Ao abrir a janela com o seu copo de café você se depara ao skyline da sua cidade. E como tudo é diferente. Cada prédio traz um molde de uma determinada época de arquitetura, onde os empreendimentos foram feitos para rentabilizar ao máximo um modelo de operação espalhando por bairros diferentes épocas completamente diferentes.

Ao percebermos isso, pensamos que o mesmo processo de se fazer uma marca poderia ser aplicado em um modelo de empreendimento. Não que fosse tudo igual a uma mesma estética como Hausmann fez em Paris, mas que ao menos cada bairro tivesse ao menos sua essência respeitada. Porque bairros que eram grandes centros industriais em São Paulo estavam recebendo prédio neoclásicos? Afastava os antigos moradores e atraiam novos sem nenhuma relação com o histórico do bairro. E as vendinhas e os comercios locais? Como era possível sobreviver a um modelo nesse?

Pensando em tudo isso, adaptamos o nosso modelo de Branding para a construção de prédios que pudessem trazer não apenas a estética do bairro ao qual estavam sendo incorporados, mas também ao lifestyle oferecido. Porque todos os prédios precisavam de uma churrasqueira na varanda?

No período de 2014 a 2018 trabalhamos com duas incorporadoras: Vitacon e Camargo Corrêa na área de desenvolvimento de produtos. Com o lançamento do novo plano diretor da época, as incorporadoras passavam a ter novos desafios como por exemplo, empreender e construir prédios em áreas antes totalmente planas como era o caso do bairro da Vila Madalena em São Paulo. Nosso papel era junto ao time de produtos, entender o local do próximo empreendimento, respeitando sua origem e ancestralidade, a história dos moradores e do comércio local e desenharmos um produto que atendesse não apenas esteticamente, mas que trouxesse e respeitasse o lifestyle do próprio bairro no qual estava sendo construído.

Adicionar serviços dos comerciantes locais ao concierge do empreendimento e comunicar o empreendimento desde o stand de vendas, materiais de comunicação e conteúdo também faziam parte do nosso escopo de projeto. Muitas vezes, através de briefings para agências de comunicação que contratávamos ou a gente mesmo executava pela School SS99.

Foram desenvolvidos durante esse período ao menos 6 projetos de produtos diferentes em bairros como Vila Olímpia, Jardins, Vila Madalena, Chácara Flora, Vila Madalena e Moema. O processo de empreendimento é um dos mais longos que conhecemos e podemos ver até hoje alguns desses projetos em andamento sendo levantados em um skyline de São Paulo, mas com o orgulho de vermos parte deles agora integrados à essência de cada bairro e local.

 

Architecture & Product Development

Branding the Skylines

Projetos para produtos de Camargo Corrêa e Vitacon

Design está presente em todos os lugares. Da hora em que levantamos, estamos frente a frente com todos os tipos de design: do pattern e do corte do seu pijama, da cor da escova de dente, da marca das lentes de contato à embalagem do shampoo e a marca do café que você senta ao abrir o design da sua geladeira. 

Mas não para por aí. Ao abrir a janela com o seu copo de café você se depara ao skyline da sua cidade. E como tudo é diferente. Cada prédio traz um molde de uma determinada época de arquitetura, onde os empreendimentos foram feitos para rentabilizar ao máximo um modelo de operação espalhando por bairros diferentes épocas completamente diferentes.

Ao percebermos isso, pensamos que o mesmo processo de se fazer uma marca poderia ser aplicado em um modelo de empreendimento. Não que fosse tudo igual a uma mesma estética como Hausmann fez em Paris, mas que ao menos cada bairro tivesse ao menos sua essência respeitada. Porque bairros que eram grandes centros industriais em São Paulo estavam recebendo prédio neoclásicos? Afastava os antigos moradores e atraiam novos sem nenhuma relação com o histórico do bairro. E as vendinhas e os comercios locais? Como era possível sobreviver a um modelo nesse?

Pensando em tudo isso, adaptamos o nosso modelo de Branding para a construção de prédios que pudessem trazer não apenas a estética do bairro ao qual estavam sendo incorporados, mas também ao lifestyle oferecido. Porque todos os prédios precisavam de uma churrasqueira na varanda?

No período de 2014 a 2018 trabalhamos com duas incorporadoras: Vitacon e Camargo Corrêa na área de desenvolvimento de produtos. Com o lançamento do novo plano diretor da época, as incorporadoras passavam a ter novos desafios como por exemplo, empreender e construir prédios em áreas antes totalmente planas como era o caso do bairro da Vila Madalena em São Paulo. Nosso papel era junto ao time de produtos, entender o local do próximo empreendimento, respeitando sua origem e ancestralidade, a história dos moradores e do comércio local e desenharmos um produto que atendesse não apenas esteticamente, mas que trouxesse e respeitasse o lifestyle do próprio bairro no qual estava sendo construído.

Adicionar serviços dos comerciantes locais ao concierge do empreendimento e comunicar o empreendimento desde o stand de vendas, materiais de comunicação e conteúdo também faziam parte do nosso escopo de projeto. Muitas vezes, através de briefings para agências de comunicação que contratávamos ou a gente mesmo executava pela School SS99.

Foram desenvolvidos durante esse período ao menos 6 projetos de produtos diferentes em bairros como Vila Olímpia, Jardins, Vila Madalena, Chácara Flora, Vila Madalena e Moema. O processo de empreendimento é um dos mais longos que conhecemos e podemos ver até hoje alguns desses projetos em andamento sendo levantados em um skyline de São Paulo, mas com o orgulho de vermos parte deles agora integrados à essência de cada bairro e local.

 

Architecture & Product Development

Branding Peoples

Projetos para produtos de Camargo Corrêa e Vitacon

Design está presente em todos os lugares. Da hora em que levantamos, estamos frente a frente com todos os tipos de design: do pattern e do corte do seu pijama, da cor da escova de dente, da marca das lentes de contato à embalagem do shampoo e a marca do café que você senta ao abrir o design da sua geladeira. 

Mas não para por aí. Ao abrir a janela com o seu copo de café você se depara ao skyline da sua cidade. E como tudo é diferente. Cada prédio traz um molde de uma determinada época de arquitetura, onde os empreendimentos foram feitos para rentabilizar ao máximo um modelo de operação espalhando por bairros diferentes épocas completamente diferentes.

Ao percebermos isso, pensamos que o mesmo processo de se fazer uma marca poderia ser aplicado em um modelo de empreendimento. Não que fosse tudo igual a uma mesma estética como Hausmann fez em Paris, mas que ao menos cada bairro tivesse ao menos sua essência respeitada. Porque bairros que eram grandes centros industriais em São Paulo estavam recebendo prédio neoclásicos? Afastava os antigos moradores e atraiam novos sem nenhuma relação com o histórico do bairro. E as vendinhas e os comercios locais? Como era possível sobreviver a um modelo nesse?

Pensando em tudo isso, adaptamos o nosso modelo de Branding para a construção de prédios que pudessem trazer não apenas a estética do bairro ao qual estavam sendo incorporados, mas também ao lifestyle oferecido. Porque todos os prédios precisavam de uma churrasqueira na varanda?

No período de 2014 a 2018 trabalhamos com duas incorporadoras: Vitacon e Camargo Corrêa na área de desenvolvimento de produtos. Com o lançamento do novo plano diretor da época, as incorporadoras passavam a ter novos desafios como por exemplo, empreender e construir prédios em áreas antes totalmente planas como era o caso do bairro da Vila Madalena em São Paulo. Nosso papel era junto ao time de produtos, entender o local do próximo empreendimento, respeitando sua origem e ancestralidade, a história dos moradores e do comércio local e desenharmos um produto que atendesse não apenas esteticamente, mas que trouxesse e respeitasse o lifestyle do próprio bairro no qual estava sendo construído.

Adicionar serviços dos comerciantes locais ao concierge do empreendimento e comunicar o empreendimento desde o stand de vendas, materiais de comunicação e conteúdo também faziam parte do nosso escopo de projeto. Muitas vezes, através de briefings para agências de comunicação que contratávamos ou a gente mesmo executava pela School SS99.

Foram desenvolvidos durante esse período ao menos 6 projetos de produtos diferentes em bairros como Vila Olímpia, Jardins, Vila Madalena, Chácara Flora, Vila Madalena e Moema. O processo de empreendimento é um dos mais longos que conhecemos e podemos ver até hoje alguns desses projetos em andamento sendo levantados em um skyline de São Paulo, mas com o orgulho de vermos parte deles agora integrados à essência de cada bairro e local.

Quotes de Michele Luckman

Branding People

Fernanda Tavares e Marina Lima

Ao perceberem esse movimento, Flávia e Victor passaram a estudar como podiam construir uma metodologia que unisse marcas às pessoas, algo similar ao que acontecia nas redes de hotel. Era possível conectar a um estilo de vida? 

 Video de Marina Lima (?)

Homemakers

Maison Alexandrine, Africa, Flag.CX

Quote de Sergio Gordilho, Alexandra ou Martini (?)

 

Desafios e aprendizados

A dupla aproveitou esse ano de 2012 para entrarem juntos em uma das escolas mais tradicionais de Londres em moda e pesquisa de tendência, a Central Saint Martins.

​"Aproveitamos o verão europeu e os cursos de pesquisa de tendência para entender de fato como os londrinos, que são conhecidos por serem sempre os lançadores de tendências mundiais"olhavam para esse assunto", diz Flávia.

Estava muito claro para a gente de que, para haver uma trangressão era preciso haver uma tradição. Não existe trangressão sem tradição. E isso foi importante no trabalho de desenvolvimento da metodolgia que iríamos criar", complementa Victor.

Bringing the Life+Style to Branding

Brand Essence

Lifestyle

Methodology

School/SS99